18 de jun. de 2008

Itens necessários para caminhada

ITENS NECESSÁRIOS PARA UMA BOA EXPEDICIÓN

HOSPEDAGEM – Teremos hospedagem fornecida pelas cidades, algumas terão acomodações com camas, outras serão em espaços públicos como ginásios, escolas, casas de cultura e possivelmente realizaremos algum acampamento no percurso.

BARRACA – Uma barraca precisa ter duas lonas, uma interna e outra externa para escorrer a água, se bater diretamente na lona da barraca, vai alagar. Outro fator importante é o peso. Cuidado com os ferros, as Iglus são as mais indicadas. Se pegar emprestada monte antes, verifique os ganchos, as juntas, os rasgos, etc...

ALIMENTAÇÃO – Leve alguns alimentos para seu uso pessoal na caminhada ( biscoitos, barra de cereal, balinhas, etc) bem como um prato e uma caneca plástica e um jogo de talher.Em algumas cidades teremos alimentação em outras faremos nós mesmos.

SACO DE DORMIR – tanto servirá pra te aquecer quanto pra forrar sua barraca.

MOCHILA – Dê preferência para mochilas que tenham proteção nas costas, sejam impermeáveis e preste muita atenção na qualidade, pois, se ela rasgar no caminho você não vai ter em que carregar suas coisas.

KIT COSTURA – Se você nunca costurou o botão de uma calça, essa é a hora de alargar os conhecimentos, se a mochila estourou, uma agulha grossa com fio de nylon resolve, um kit de costura é sempre bem vindo.Leve também uma agulha fina que servirá para estourar possíveis bolhas nos pés.

TÊNIS – Aqui você precisa bastante atenção, pois a caminhada é longa e os pés pequenos. Se você comprar um, ande muito com ele antes do dia 05, dê preferência para tênis com amortecimento e se possível impermeável. Precisa ter uma sola bem aderente, já que a pedra molhada e a terra escorregam. Tome cuidado com o Tênis que tem que ser confortável e proteger seus pés durante o percurso. As meias criam atrito entre a sola e os pés que machucam criando e bolhas e infecções. Use duas meias para diminuir o atrito.

PAPETE/CHINELO – Seus pés não irão aguentar ficar trinta dias fechados, portanto, deixá-lo respirar é fundamental. Para caminhar, uma havaianas resolve, dependendo da dificuldade das trilhas ou do calor da estrada que tem temperaturas bem elevadas. Cuidado com as tiras duras que machucam.

CANTIL – Na caminhada a água é vital, pois o calor e o esforço físico queimam muita energia. Mantenha sua garrafa de água sempre cheia. Detalhe: na última caminhada tivemos alguns casos de infecção urinária nas mulheres em função da falta de água, por isso não se descuide.

ROUPAS – Duas calças leves que virem bermuda e que sequem fácil no caso de chuvas. Calça jeans molhada pesa muito e demora para secar, deixe-as em casa. Camisetas idem: duas que sequem fácil e deixem seu corpo transpirar. Leve blusas leves para a noite e lembre-se que em julho é frio. Evite toalhas de banho claras e muito grossas, elas demoram muito a secar.

CAPAS DE CHUVA – A serra do mar e o litoral são regiões de muitas águas. Cubra-se das chuvas e não deixe suas coisas molharem, cubra também a mochila. Se houver muita chuva com vento frio, armamos as barracas. Dê preferência àquelas capas de chuva de cor amarela , mas não àquelas pesadas. Há uma que em média custa 5 reais e que são boas.

LANTERNA – À noite ela é fundamental, procure lanternas com pilhas leves, ou use alternativos como velas ou lamparinas.

HIGIENE PESSOAL – Sabonete, shampoo, inclusive papel higiênico. A caminhada aumenta consideravelmente o suor nos pés, por isso se você já tem uma certa tendência, não se esqueça de levar um talco adequado.

CHAPÉU – Cubra o rosto e a nuca do calor do sol. Óculos escuros e protetores ajudam evitar desidratação. Não se esqueça também de repelentes .



REMÉDIOS – Um kit de primeiro socorros é o ideal, ou então ,carregue alguns que você julgue necessário.Sugestões: band-aid, vaselina( para usar nos pés e pernas pra evitar assadura) esparadrapo, hipoglós, imoseq, analgésicos e antitérmicos, enfim leve remédios que você já esteja costumado a usar pra não ter surpresas.

ADEREÇOS – Figurinos, instrumentos, poemas, cadernos, e muita criatividade são necessários na bagagem, pensem como será sua atuação nos Saraus, pois, no caminho criaremos muito.

DINHEIRO – Sugerimos que você tenha algum recurso disponível para qualquer necessidade como comida, remédios ou transporte, caso você necessite voltar.

A bagagem irá ou no seu corpo ou nas suas costas, então, procure deixá-la o mais leve possível. Instrumentos mais pesados irão na capacidade dos carros de apoio.


Tivemos como regra na última caminhada, e funcionou bem: proibido fumar dentro dos dormitórios e refeitórios, evitar barulho dentro dos dormitórios, seja qual for a hora, pois o tempo de sono de cada um é diferente, dormir bem é fundamental para um bom dia de caminhada.



Todas essas informações contribuem para que todos realizem e bem esse sonho.



www.expediciondondemiras.blogspot.com

0 comentários: